Em março deste ano, a Sportradar Integrity Services lançou um relatório intitulado “Corrupção em apostas e manipulação de jogos em 2022”, que forneceu uma visão geral da atividade de apostas desportivas suspeitas, incluindo e-sports.
O relatório está repleto de dados sobre manipulação de jogos em 12 modalidades diferentes, com o futebol destacando-se acima dos demais – seguido por basquetebol, ténis, ténis de mesa e e-sports. Ao analisar o número de casos e a escala em que ocorreram, isso serve de reflexão sobre como encaramos a manipulação de jogos em e-sports.
Um relatório recente da Sportradar sobre o estado da manipulação de jogos em todo o mundo constatou que nenhum código desportivo único (incluindo e-sports) teve uma taxa de partidas suspeitas maior que 1% ao longo de todo o ano de 2022.
Das 1.212 partidas suspeitas relatadas no ano passado, o futebol representou 775 (aproximadamente 64%), enquanto os e-sports registraram apenas 36 (um pouco menos de 3%). O relatório acrescentou a ressalva de que a cobertura de e-sports não incluía todos os jogos, mas abrangia Counter-Strike e Dota 2, que historicamente foram as maiores fontes de atividade suspeita.
O relatório recente da Sportradar observou que melhorias na tecnologia foram de grande benefício para a deteção de manipulação de jogos, especialmente o aumento na quantidade de dados processados para cada partida. Dados em tão grande escala são algo com que o setor do desporto tem trabalhado há muitos anos e usa regularmente para rastrear atividades suspeitas.